OS NOVOS RUMOS DA DOCUMENTOSCOPIA
Autor: Marco Aurélio Sinhori Junior – Perito Grafodocumentoscópico
Em meados da virada do último século, os exames periciais documentoscópicos feitos pelos Peritos Criminais nas repartições das Polícias Civis e Científicas eram quase todos voltados para análise de cheques e demais títulos de créditos em vias físicas.
Os tempos mudaram e os cheques, hoje, são raríssimos de se ver.
Traçando uma linha cronológica, houve o aparecimento de muitos documentos digitalizados e fotografados, fato que já operou diversas mudanças importantíssimas nas análises periciais.
Hoje, o perito documentoscópico precisa ter conhecimento não só da documentoscopia tradicional, mas também da chamada “documentoscopia digital”, afinal, muitos contratos e documentos questionados têm sido elaborados de forma nato-digital, isto é, 100% em ambiente virtual, inexistindo qualquer via física do documento.
Os novos desafios aos peritos são justamente a análise forense destes documentos digitais, através de programas específicos, que permitem a leitura dos dados binários que constituem tais documentos.
Através de informações como data de criação, data de modificação, objetos constantes no documento, programas pelos quais o documento passou, o perito, através de minuciosa análise deve estar preparado para identificar possíveis vestígios que permitam declarar estes documentos digitais como falsos ou autênticos.
Em síntese, o perito documentoscópico deve estar constantemente em estudo, em aprendizado, afinal, as mudanças no mundo contemporâneo são rápidos e em grande quantidade.
VAMOS CONVERSAR?
Entre em contato e solicite
uma análise preliminar, consulta
e orçamento sem custo e
sem compromisso.
Preencha o formulário
ao lado ou clique no
botão abaixo.
© 2022 www.marcosinhori.com.br | Todos os direitos reservados.